A Câmara Municipal de São Filipe vai promover aulas básicas de língua italiana gratuitas no âmbito do projeto “Conjunto com os Jovens – Comosj”. A iniciativa, que visa reforçar a política municipal de promoção da educação, formação contínua e desenvolvimento pessoal e profissional, será dinamizada por dois estudantes italianos que se encontram no município por um período de cinco meses para partilhar conhecimentos e experiências culturais com a comunidade local.
De acordo com uma nota publicada na página oficial da Câmara de São Filipe nas redes sociais, a formação destina-se a um público diversificado e inclui estudantes, taxistas, guias turísticos, crianças a partir dos 10 anos e todos os interessados em aprender uma nova língua.
A aprendizagem do italiano surge como uma oportunidade para aumentar horizontes, facilitar o acesso a novas culturas e criar possibilidades profissionais, especialmente nas áreas do turismo e serviços. As pessoas interessadas podem inscrever-se no edifício da Câmara Municipal e nas Casas do Munícipe de Ponta Verde e Patim.
Apoio ao Centro Comunitário de Ponta Verde
Segundo a vereadora da Juventude e Educação, Eva Spínola, além das aulas básicas de italiano, com a finalidade de eliminar a barreira linguística, os dois estudantes vão ajudar a edilidade na implementação do projeto do Centro Comunitário e de Juventude da vila de Ponta Verde.
A iniciativa insere-se numa estratégia mais ampla do município para promover o desenvolvimento educativo e cultural da população, apostando na capacitação dos jovens e na qualificação dos profissionais ligados ao setor turístico.