Sexta-feira, 11 Julho 2025

Empreender nas Ilhas

Cadeia Central da Praia cria projeto aeropónico para promover sustentabilidade alimentar  

A Cadeia Central da Praia tem a partir de hoje, 11, um projeto inovador de aeropónia. Com esta iniciativa, inaugurada esta manhã pela ministra da Justiça, Joana Rosa, o estabelecimento prisional quer reduzir os custos de alimentação nas prisões e proporcionar uma dieta mais saudável aos reclusos.

   

As despesas com alimentação nas cadeias têm vindo a aumentar significativamente nos últimos anos, gerando um défice orçamental recorrente, informa o Ministério da Justiça em nota de imprensa. Para enfrentar esta situação, o Ministério tem apostado em estratégias de auto-sustentabilidade.

Uma das soluções encontradas é o de cultivo aeropónico. A iniciativa permitirá formar, numa primeira fase, 20 reclusos, que ficarão responsáveis por acompanhar todas as etapas do processo, desde a plantação até à colheita dos produtos. Para além de contribuir para a alimentação interna, o projeto prevê também a venda externa dos produtos cultivados e a formação de mais reclusos, garantindo a continuidade e a assistência técnica no futuro.         

Para o Ministério da Justiça, esta iniciativa representa um passo importante para reduzir a dependência do orçamento estatal e, ao mesmo tempo, oferecer aos reclusos uma oportunidade de formação e reintegração social.    

A aeroponia é uma técnica de cultivo inovadora que consiste em manter as plantas suspensas no ar durante o crescimento.  Este método exige um rigoroso controlo da quantidade e do tempo de aplicação dos nutrientes. As plantas ficam normalmente presas a um suporte pela base ou pela raiz, podendo ser dispostas vertical ou horizontalmente.           

 

 

Tags

Partilhar esta notícia