Salomão Domingos Barbosa Amado é um empreendedor cabo-verdiano, autor de uma trajetória notável de mais de duas décadas nos Estados Unidos da América (EUA) e no Fogo. Além de expandir os seus negócios, tem contribuído para o desenvolvimento da ilha e aumentado a taxa de empregabilidade local.
Por: Renibly Monteiro
No inicio da sua vida empresarial nos EUA, aos 22 anos, Salomão Amado enfrentou muitos desafios. Foram 12 anos de trabalho árduo naquele país. No início da sua jornada, trabalhou numa fábrica, como muitos outros emigrantes. No entanto, a vontade de melhor a qualidade de vida e constituir família levou-o a direcionar o seu foco para projetos próprios.
Criou um negócio de prestação de serviços em diversas áreas a partir de um escritório em sua casa. Quando aumentaram os clientes mudou-se para um espaço maior e criou uma empresa que há 20 anos angaria mão-de-obra temporária para fábricas e outros ramos de atividade
Além das atividades nos EUA, Amado investiu na sua terra natal. Criou uma empresa de fabrico de blocos, aluguer de caminhões e máquinas – a “Amado Investimentos” – contribuindo significativamente para a construção civil local.
Nos últimos três anos, Salomão Amado expandiu a sua atividade para a hotelaria e a restauração. Adquiriu um prédio antigo e, em homenagem à sua filha, transformou-o no “Melissa’s Guest House”, um mini-hotel de oito quartos, que inclui o serviço de restauração, visando proporcionar uma experiência agradável aos visitantes.
Salomão Amado já criou pelo menos 30 postos de trabalho fixos no Fogo. Diz que esta é a sua forma de contribuir para o desenvolvimento da sua ilha. Apesar dos desafios, Salomão Amado mantém um espírito resiliente e garante que o segredo da sua jornada empresarial bem-sucedida foi e sempre será nunca desistir.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.