Os dois novos embaixadores cabo-verdianos terão como principal responsabilidade a elaboração e implementação de planos de ação específicos para dinamizar o desporto universitário em Cabo Verde, trabalhando em estreita colaboração com a Federação Cabo-verdiana de Desporto Universitário (FCDU).
Entre as suas principais funções destacam-se a elaboração de um plano de ação individual para impulsionar o desporto universitário, o planeamento e execução de atividades em parceria com a federação nacional, o apoio ao desenvolvimento do desporto universitário a nível nacional e africano e a promoção dos valores da FISU, assentes na paz, coesão, unidade e igualdade de género.
O programa FISU Student Ambassadors é dirigido a estudantes entre os 18 e 25 anos, indicados pelas respetivas federações nacionais ou continentais. Após um período de formação intensiva de dois dias em setembro, os participantes assumem oficialmente o estatuto de Embaixadores Estudantis da FISU.
A participação cabo-verdiana neste programa representa um marco significativo para o desenvolvimento do desporto universitário no país, proporcionando maior visibilidade internacional e reforçando o compromisso nacional com a educação e o desenvolvimento desportivo.
A Federação Internacional do Desporto Universitário, criada em 1949, é uma federação mundial de instituições universitárias dedicada à organização de eventos desportivos entre entidades filiadas. A organização é membro da Associação Global de Federações Desportivas Internacionais e promove o desporto universitário como ferramenta de união e desenvolvimento social.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.