No quadro masculino, os quartos de final arrancaram no dia 1 de maio, com duas rondas disputadas na Biblioteca Municipal da Ribeira Brava. José Carlos Vaz (ilha de Santiago), único candidato a Mestre presente na prova, venceu ambas as partidas frente a Lian Fonseca, convidado da organização.
Também com vitórias nas duas partidas, Éder Márcio Pereira (São Vicente), Bryan Jorge Silva (Sal) e Ruben César Lopes (Sal) garantiram o apuramento direto para as meias-finais ao derrotarem, respetivamente, Freddy Rosário (São Nicolau), Rui Vera-Cruz (Santo Antão) e Davilhison Pina (São Nicolau).
Com estes resultados dos quartos-de-final, estão definidas as meias-finais da Taça de Cabo Verde de Xadrez na categoria masculina, que se disputam este sábado, 3 de maio. Os confrontos colocam frente a frente José Carlos Vaz (Santiago) e Éder Márcio Pereira (São Vicente), enquanto a outra meia-final será disputada entre os atletas do Sal, Bryan Jorge Silva e Ruben César Lopes.
A final e o jogo de atribuição do 3º lugar, agendados para domingo, 4 de maio, serão jogados à melhor de quatro partidas, com eventual recurso ao sistema de desempate “Armagedom”, caso persista a igualdade.
Na competição feminina, também a decorrer em São Nicolau, participam oito jogadoras indicadas pelas respetivas regiões, dada a menor participação feminina nas fases regionais. Estão em prova: Mirian Oliveira (Santo Antão), Divânia Spínola (São Vicente), Deise Pereira e Jacira Almeida (Santiago), Akine Moreno e Viviane Moreno (Sal), e as atletas da casa Samara Gomes e Hemely Fortes (São Nicolau).
A fase final da Taça de Cabo Verde de Xadrez representa mais um marco importante no fortalecimento da modalidade no país, promovendo a competição ao mais alto nível e incentivando uma maior participação feminina no panorama nacional.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.