A visita oficial começou às 9h00, no Palácio do Governo, onde Bańka foi recebido pelo ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e o Desporto, Carlos Monteiro, junto com o diretor regional da WADA para África, Rodney Swigelaar, e o presidente da Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV), Emanuel Passos.
“Esta visita assume grande significado institucional e traduz o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pela ONAD-CV na luta contra a dopagem no desporto”, afirma o Governo em comunicado oficial.
A presença deste dirigente de alto nível da WADA, refere ainda o Executivo cabo-verdiano,”reforça a credibilidade e a projeção internacional de Cabo Verde no domínio da defesa da integridade desportiva, constituindo um estímulo à continuidade de um trabalho rigoroso e comprometido em prol de um desporto limpo e justo”.
Às 12h00, o ministro Carlos Monteiro e o Presidente da WADA copresidiram o ato de encerramento da Formação Especializada em Investigação e Intelligence Aplicada à Antidopagem, que decorreu na Sala de Formação da Polícia Judiciária, no Edifício Mónaco, Cidadela, na cidade da Praia. A formação, promovida pela ONAD-CV, é dirigida a técnicos da organização nacional, inspetores da Polícia Judiciária, Polícia Nacional, investigadores e outros profissionais com responsabilidades na prevenção, deteção e investigação de infrações antidopagem.
A iniciativa tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta no combate à dopagem, dotando os participantes de competências sólidas para a recolha, análise e gestão de informação relevante, assegurando uma atuação mais eficaz perante os desafios emergentes nesta matéria. A formação foi ministrada por especialistas portugueses, incluindo o diretor executivo da Autoridade Antidopagem de Portugal, um coordenador de investigação criminal da Polícia Judiciária Portuguesa e um inspetor da mesma instituição.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.