Terça-feira, 02 Dezembro 2025

Desporto

Mundial 2027: Edy Tavares falha primeira janela de qualificação

Ausência do basquetebolista internacional cabo-verdiano, Edy Tavares, considerado o melhor defensor da Europa ao serviço do Real Madrid, é baixa de peso na seleção nacional para a primeira janela de qualificação para o Mundial de Basquetebol FIBA 2027, que arranca esta quinta-feira, 27, na Tunísia.

A informação foi avançada à Inforpress pela Comissão de Gestão da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), que confirmou que a seleção partiu hoje para Túnis, onde disputará, entre 27 e 30 de novembro de 2025, os primeiros jogos rumo ao Campeonato do Mundo.

Nesta fase, Cabo Verde irá enfrentar as seleções dos Camarões, Sudão do Sul e Líbia, num conjunto de partidas decisivas para a caminhada rumo ao Mundial.

A comitiva técnica viajou da cidade da Praia para Túnis via Casablanca (Marrocos), enquanto os jogadores partiram de Madrid, Porto e Lisboa, com escala em Paris. Entre os atletas convocados, além de Edy Tavares, João Embalo e Diego Tavares também estão indisponíveis, reduzindo o grupo para 10 jogadores.

A seleção cabo-verdiana conta assim com Anderson Gomes, Anim Delgado, Davide Buccilli, Flávio Fonseca, Ivan Almeida, Joel Almeida, Michel Kenneti Mendes, Patrick Lima, Roesley Mendes e William Brito para esta primeira etapa de qualificação.

Em comunicado, a Comissão de Gestão da FCBB agradeceu “os apoios inequívocos” recebidos do Governo/IDJ, Comité Olímpico Cabo-verdiano, CV Telecom/Alô, FIBA África e da Federação de Basquetebol da Tunísia, destacando o papel fundamental destas entidades para a operacionalização da janela de qualificação “em tempo recorde”, num contexto particularmente desafiante para o basquetebol nacional.

Tags

Partilhar esta notícia