A FIFA confirmou oficialmente a composição dos quatro potes do sorteio, definidos com base no ranking mundial masculino da organização:
Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos (países anfitriões), Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irão, República da Coreia, Equador, Áustria e Austrália
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Qatar, Arábia Saudita e África do Sul
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia e os vencedores das repescagens da UEFA (A, B, C e D) e das repescagens intercontinentais (1 e 2)
Para equilibrar o sorteio, as quatro melhores seleções do ranking da FIFA serão sorteadas com restrições para as manter separadas até às meias-finais. Espanha, Argentina, França e Inglaterra ocupam essas vagas, o que fará com que Espanha e Argentina sejam sorteadas em caminhos separados, de forma a não se poderem defrontar antes da final. O mesmo princípio será aplicado à França e Inglaterra.
Após o sorteio do dia 5 de dezembro, o calendário completo de jogos e os estádios que acolherão os jogos do Mundial serão divulgados no sábado, dia 6 de dezembro.
A qualificação histórica de Cabo Verde para o Mundial 2026 representa um marco sem precedentes para o futebol nacional e promete mobilizar a grande comunidade cabo-verdiana residente nos Estados Unidos, um dos três países anfitriões da competição.
Os Tubarões Azuis terão assim a oportunidade de contar com um forte apoio das bancadas, numa prova que ficará para sempre na memória do desporto cabo-verdiano.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.