Terça-feira, 02 Dezembro 2025

Desporto

Governo recebeu selecionador Emanuel Trovoada

O treinador da seleção nacional de basquetebol, Emanuel Trovoada, foi recebido esta quarta-feira, 20 de novembro, no Palácio do Governo, numa audiência que contou com a presença do Primeiro-Ministro e do Ministro do Desporto. O encontro teve como objetivo manifestar oficialmente o apoio institucional à Seleção Nacional, a menos de duas semanas do arranque da primeira janela de qualificação para o Campeonato do Mundo de Basquetebol.

O encontro, descrito como curto mas simbólico, foi solicitado pelo próprio Governo e representa um gesto claro de apoio numa altura decisiva para a preparação da equipa. Emanuel Trovoada, conhecido no mundo do basquetebol como “Mané”, agradeceu a iniciativa e destacou a importância da mensagem transmitida.

“Agradecer, em facto, esta oportunidade ao Senhor Primeiro-Ministro chamando-nos cá para transmitir todo o apoio do Governo, toda a força em nome da Nação. Sabemos que vamos ter uma competição já daqui a dias e transmitir simplesmente a mensagem de força para todos os atletas, para todo o grupo de trabalho, para todo o staff”, afirmou o selecionador.

O encontro foi marcado pela escolha clara de deixar eventuais polémicas de lado e concentrar todas as energias na preparação da Seleção. “A partir deste momento possamos estar serenos, focados na competição, porque já perdemos muito tempo”, sublinhou Trovoada, evidenciando a urgência e a necessidade de união em torno do objetivo comum.

A primeira janela de qualificação arranca no próximo dia 28 de novembro, na Tunísia, e o desafio é de grande exigência. Cabo Verde está inserido num grupo difícil, com três grandes seleções africanas: Líbia, Camarões e Sudão do Sul.

“Tenho que me focar no meu trabalho, tentar apresentar a melhor Seleção possível em pouco tempo. Estamos num período de renovação, vão aparecer alguns jovens valores que estão, de facto, a dar um passo em frente”, revelou o treinador, que junto com a sua equipa técnica tem dedicado todo o tempo ao estudo dos adversários.

Um dos nomes mais aguardados na convocatória é, naturalmente, Edy Tavares, pivot do Real Madrid e referência do basquetebol cabo-verdiano. Mané espera contar com todos os convocados e admite que a presença do gigante é determinante para as aspirações da Seleção.

“Edy está na convocatória, como estão os colegas do Real Madrid. O Real Madrid tem uma política interessante: se um dos jogadores for convocado numa janela, os outros têm que estar disponíveis, sempre foi assim”, explicou Trovoada, mostrando-se confiante na disponibilidade dos jogadores que militam no clube espanhol.

“Sabemos que o Edy tem jogo na próxima quinta-feira, terça e quinta da Euroliga, e ele tem sido um grande, juntamente com os outros colegas, Ivan, Betinho, etc., sempre disponível para representar o seu país”, acrescentou o selecionador.

Para Emanuel Trovoada, a partir de agora a concentração é total e o objetivo é claro: garantir mais um apuramento para o Campeonato do Mundo e continuar a firmar Cabo Verde entre as grandes seleções africanas de basquetebol. Com o apoio do Governo e da Nação, a Seleção parte para a Tunísia com a missão de trazer bons resultados já nesta primeira janela de qualificação.

Tags

Partilhar esta notícia