Terça-feira, 28 Outubro 2025

Desporto

FCF promove formação de futsal para treinadores e árbitros

O Curso Nacional de Futsal – Nível 1 iniciou esta terça-feira, 10 de junho, na Cidade da Praia, uma iniciativa conjunta do Governo de Cabo Verde e da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), que visa reforçar a qualificação técnica no futsal e elevar o nível competitivo da modalidade a nível nacional.

Na cerimónia de abertura, o ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, destacou a importância da formação contínua dos treinadores nacionais como elemento central para o desenvolvimento do futsal no país.

“No futuro, teremos treinadores nacionais a receberem outras formações que lhes permitirão exercer a sua atividade em qualquer parte do mundo, aqui, no continente e a nível internacional e também ministrar formações. O objetivo é elevar a qualidade da modalidade no país e assegurar a oficialização das competições”, afirmou o governante.

O curso, que decorre ao longo de três dias, é direcionado a treinadores e árbitros, oferecendo uma formação estruturada e certificada, alinhada com os princípios de qualificação contínua promovidos pela FCF. A formação é ministrada por duas referências internacionais: o treinador Manolo Pagani e Daniel Matkovic, membro do Comité Suíço de Arbitragem de Futsal.

Participam nesta primeira edição 27 formandos, selecionados para receber capacitação especializada em diversas áreas técnicas e práticas do futsal.

Durante o segundo dia da formação, que decorre hoje, 11 de junho, os temas abordados incluem as leis do jogo, metodologia de treino, psicologia desportiva, sistemas táticos e sessões práticas em campo.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, enalteceu o crescimento do movimento de futsal no país, sublinhando o impacto positivo que este tem tido.

“O movimento de futsal, que nasceu há alguns anos, tem contribuído para o desenvolvimento da modalidade em Cabo Verde. Ganhou uma dinâmica muito positiva e tem empoderado cada vez mais o futsal no país. Somos um arquipélago com recursos limitados, nem sempre conseguimos trazer especialistas, mas sabemos aproveitar bem estas oportunidades”, frisou.

Através do Instituto do Desporto e da Juventude, o Governo de Cabo Verde tem vindo a reforçar o seu compromisso com a valorização do futsal, promovendo não só a formação de agentes desportivos, como também a dinamização das competições oficiais em todo o território nacional.

Fonte: Governo/FCF

Tags

Partilhar esta notícia

Deixe um comentário