Sábado, 20 Dezembro 2025

Desporto

FCA assina protocolo com Kempa para vestir seleções nacionais

A Federação Cabo-verdiana de Andebol assinou recentemente um protocolo com a Uhlsport Ibérica, representante da marca Kempa, para o fornecimento oficial de material técnico às seleções nacionais de andebol. O acordo, com a duração inicial de dois anos e possibilidade de extensão, visa não só equipar as seleções masculina e feminina, como também reforçar a identidade, a visibilidade internacional e o desenvolvimento do andebol nacional.

Em conversa com o Voz do Archipelago, a presidente da FCA, Ângela Almeida, explicou que a escolha da Kempa aconteceu de forma natural, uma vez que a marca é utilizada pelas seleções nacionais há já algum tempo. «Esta parceria surgiu porque já utilizávamos a marca tanto na seleção masculina como na feminina. Agora damos um passo mais sólido para garantir um fornecimento contínuo e de qualidade», salientou Ângela Almeida. 

O protocolo celebrado entre a FCA e a Uhlsport Ibérica  inclui ainda a possibilidade de expansão da colaboração, com assinatura de acordos que podem ir além do material técnico: «O objetivo é construir uma imagem forte e organizada do andebol, tendo em conta os valores e a cultura do desporto. Queremos promover mais praticantes, com fair play, espírito de equipa, orgulho e sentimento de pertença». 

Kempa: nome de campeão

A Kempa foi criada em 2002 como uma marca especializada em andebol pela alemã Uhlsport GmbH, sediada em Balingen, na região de Baden-Württemberg.  É uma marca cujo nome homenageia o campeão alemão de andebol Bernhard Kempa, inventor do famoso “Kempa‑Trick” em 24 de março de 1954.

Trata-se de uma marca que se posiciona como marca jovem, progressiva e voltada para o triunfo, tanto no andebol como em outras modalidades por equipa, como voleibol e hóquei. Recentemente,  fechou parceria de fornecimento com a Federação Portuguesa de Andebol (desde 2023) e clubes espanhóis como o BM Huesca para a temporada 2025/26. 

Tags

Partilhar esta notícia

×