Quarta-feira, 04 Fevereiro 2026

Desporto

CAN Futsal: Cabo Verde empata com Egipto e decide apuramento no Cairo

A seleção cabo-verdiana de futsal empatou na tarde de ontem, 5-5, com a sua congénere do Egipto, no Pavilhão do Tarrafal, em Chão Bom, no jogo da primeira mão da segunda eliminatória de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN).

Num encontro marcado por grande intensidade e fortes emoções, Cabo Verde chegou ao intervalo a vencer por 3-2, depois de uma entrada convincente no jogo. Isaías Furtado, Rui Fortes e Gerson Sanches marcaram os golos dos Tubarões Azuis na primeira parte, período em que a equipa nacional chegou a estar a vencer por 2-0.

Na segunda etapa, a seleção nacional entrou desconcentrada e, logo nos primeiros 10 segundos, consentiu o golo do empate (3-3). Aproveitando a apatia inicial de Cabo Verde, o Egipto voltou a marcar aos 40 segundos, colocando-se em vantagem por 4-3.

A reação cabo-verdiana surgiu aos 13 minutos, quando Isaías Furtado, na conversão de uma falta, restabeleceu a igualdade (4-4), devolvendo ânimo aos adeptos e confiança ao plantel nacional.

 

Dois minutos depois, novamente na sequência de uma falta, Isaías voltou a brilhar e fez o seu terceiro golo na partida, colocando Cabo Verde na frente do marcador por 5-4, levando o público presente no pavilhão ao rubro.

No entanto, a seleção egípcia voltou a empatar aos 16 minutos, com o seu número 9 a fixar o resultado final em 5-5. No final da partida, o selecionador nacional, Manolo Pagani, mostrou-se satisfeito com a entrega dos seus jogadores, apesar da frustração pelo empate.

“Estou muito contente com o desempenho dos meus jogadores. Jogaram com orgulho e muita vontade. Foi um jogo com muitas emoções. O Egipto é uma seleção muito experiente, habituada a jogar Mundiais e CAN, e soube gerir melhor as emoções”, afirmou.

Ainda assim, o técnico acredita na qualidade da equipa cabo-verdiana. “Temos qualidade suficiente para ganhar o Egipto. Ficámos frustrados porque queríamos vencer, mas vamos corrigir os erros cometidos hoje. No Egipto vamos estar mais fortes para trazer a vitória e qualificar Cabo Verde, pela primeira vez, para o CAN”, garantiu.

A segunda e decisiva partida da eliminatória será disputada no próximo fim-de-semana, no Egipto. O vencedor assegura a qualificação direta para a fase de grupos do CAN de futsal.

Tags

Partilhar esta notícia

×