Quinta-feira, 15 Janeiro 2026

Freskinhe Freskinhe

CAN Feminino 2026: Seleção Nacional fica no grupo D com Gana, Camarões e Mali

A seleção de Cabo Verde de futebol feminino conheceu hoje, 15, os adversários do Grupo D da sua primeira participação no Campeonato Africano das Nações, a ser disputado em Marrocos. O sorteio, realizado esta manhã pela Confederação Africana de Futebol, colocou as Tubarões Azuis num grupo desafiante ao lado de Gana, Camarões e Mali, três seleções com experiência em fases finais de competições africanas.

SALWEB.cv

Cabo Verde está representado no evento pela selecionadora nacional Silvéria Nédio, conhecida como “Nita”, e pela capitã da seleção, Varsénia da Luz, que se encontram em Marrocos para acompanhar presencialmente o sorteio da prova continental.

De acordo com a composição dos grupos divulgada hoje, o CAN Feminino fica organizado da seguinte forma:

  • Grupo A: Marrocos, Argélia, Senegal e Quénia
  • Grupo B: África do Sul, Costa do Marfim, Burkina Faso e Tanzânia
  • Grupo C: Nigéria, Zâmbia, Egipto e Malawi
  • Grupo D: Gana, Camarões, Mali e Cabo Verde

A seleção cabo-verdiana estava inserida no pote 4, constituído ainda pelas equipas nacionais da Tanzânia, do Quénia e do Mali. Marrocos, Nigéria, África do Sul e Gana formavam o pote 1, enquanto Zâmbia, Camarões, Costa do Marfim e Argélia integravam o pote 2. As seleções do Senegal, do Mali, Egipto e Burkina Faso constituíam o pote 3.

A seleção feminina de Cabo Verde qualificou-se em outubro, em Bamako (Mali), para a fase final do CAN 2026, ao vencer os anfitriões por 4-2, revertendo a desvantagem que levava da primeira mão disputada na cidade da Praia. O resultado histórico coloca a equipa nacional, pela primeira vez, entre as 16 seleções africanas que vão disputar o CAN 2026, prova que terá como palco o Reino de Marrocos.

O Grupo D apresenta desafios significativos para a estreia de Cabo Verde numa fase final de CAN feminino. Gana, do pote 1, é uma das potências do futebol feminino africano, tendo participado em várias edições da competição. Camarões, do pote 2, também possui tradição no futebol feminino continental, enquanto Mali, do pote 3, será adversário conhecido após os jogos de qualificação.

Apesar da dificuldade do grupo, a seleção cabo-verdiana chega a esta fase final com a motivação de quem quebrou barreiras históricas e com o objetivo de fazer uma participação digna na sua estreia absoluta no principal torneio de seleções femininas de África.

O CAN Feminino 2026 realizar-se-á em Marrocos, com datas a serem anunciadas posteriormente pela CAF. A competição servirá também como qualificação para o Campeonato do Mundo Feminino, aumentando ainda mais a importância desta participação histórica de Cabo Verde.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×