A seleção cabo-verdiana, conhecida como os Tubarões Azuis, prepara-se agora para um dos desafios mais exigentes do calendário internacional, mas também para uma nova oportunidade de demonstrar a evolução do andebol nacional, que tem ganho reconhecimento em África e no mundo.
De acordo com o sorteio oficial, os grupos ficaram assim definidos para esta fase inicial. No Grupo D, Cabo Verde terá pela frente: Marrocos, uma das seleções mais consistentes da região norte-africana; Congo, equipa física e tradicionalmente competitiva e o Benim, seleção em crescimento, com boas prestações recentes. Os Tubarões Azuis terão de disputar jogos intensos para garantir a passagem à fase seguinte.
A CAN 2026 será disputada em quatro grupos de quatro seleções, onde todas as equipas jogam entre si na fase inicial. As duas melhores classificadas de cada grupo avançam para a fase eliminatória, que inclui quartos de final, meias-finais e final. Para além da luta pelo título continental, a competição garante igualmente vagas de qualificação para o Campeonato do Mundo de Andebol.
A Federação Cabo-verdiana de Andebol reforça que esta participação representa mais um passo na consolidação do projeto desportivo nacional. O lema da campanha — “Unir o Andebol. Projetar Cabo Verde.” visa refletir a importância da união entre treinadores, jogadores, equipa técnica, instituições e adeptos para alcançar bons resultados.
A CAN 2026 decorrerá de 21 a 31 de janeiro de 2026, em Kigali, Ruanda. A delegação cabo-verdiana prepara-se para entrar na competição com ambição, determinação e foco, motivada pelo crescente apoio da comunidade e pelos resultados alcançados nos últimos anos.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.