Segunda-feira, 09 Fevereiro 2026

Desporto

Cabo Verde perde com Egipto por 3-1 e fica fora do CAN 2026

A Seleção Nacional de Futsal de Cabo Verde está fora do Campeonato Africano das Nações (CAN) Marrocos 2026. Na partida da segunda mão da segunda eliminatória, realizada este domingo no Cairo Stadium Hall 2, no Egipto, os Tubarões Azuis perderam por 3-1.

A seleção egípcia foi a primeira a marcar, mas Cabo Verde conseguiu restabelecer o empate ainda antes do intervalo, por intermédio de Elson Fernandes.

Na segunda parte, o jogo manteve-se equilibrado, mas a Seleção Nacional veio a sofrer dois golos já na ponta final. O terceiro golo dos faraós aconteceu no último minuto, aos 20 minutos da segunda parte, apenas três segundos antes do apito final.

A jogada que resultou no terceiro golo egípcio foi polémica. Um jogador cabo-verdiano ficou lesionado atrás da baliza adversária, mas a arbitragem deixou o jogo prosseguir, permitindo ao Egipto fazer o 3-1.

Com este resultado, e somando o empate de 5-5 registado na primeira mão, terça-feira passada em Chão Bom, Tarrafal, Cabo Verde ficou eliminado com o somatório de 6-8, enquanto o Egipto confirmou o apuramento para a fase de grupos do CAN.

Após o jogo, o selecionador Manolo Pagani deixou uma mensagem de agradecimento e de esperança. “Agradecer ao povo cabo-verdiano e que continuem a acreditar neste projeto”, afirmou.

O técnico reconheceu as dificuldades enfrentadas durante a partida: “Mesmo com a derrota somos superiores ao Egipto. Infelizmente houve situações que saíram do nosso poder. A arbitragem não esteve bem para ambos os lados, prejudicou-nos imensamente”.

Apesar da eliminação, Pagani mostrou-se orgulhoso dos seus jogadores. “Falei para os jogadores que temos que levantar a cabeça. Estou muito orgulhoso do que fizeram, da entrega desde o princípio, e acredito que melhores dias virão”.

O selecionador garantiu que o trabalho continuará: “O trabalho tem que continuar. Continuamos a trabalhar, fazer estágios, dedicar mais tempo para trabalhar juntos. Iremos estar muito melhor para competir”.

Esta foi a primeira participação histórica de Cabo Verde na fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações de futsal, marcando um momento importante no desenvolvimento da modalidade no país.

Tags

Partilhar esta notícia

×