Quinta-feira, 16 Outubro 2025

Desporto

Bubista apela à responsabilidade dos adeptos para evitar nova invasão de campo

O selecionador nacional de futebol, Pedro Brito "Bubista", apela aos adeptos cabo-verdianos para, no futuro, sempre celebrarem as vitórias dos Tubarões Azuis com responsabilidade e tranquilidade. O pedido do coach nacional surge após a invasão de campo registada no último jogo em casa contra os Camarões, e que resultou numa multa de 560 mil escudos aplicada pela FIFA à Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).

No jogo da última jornada disputado no Estádio Nacional, onde Cabo Verde venceu os Camarões por 1-0, vários adeptos invadiram o relvado após o apito final para celebrar o triunfo juntamente com os jogadores, numa altura em que ainda havia jogadores em campo.

A FIFA considerou a situação uma infração disciplinar e aplicou à FCF uma multa no valor de 5.000 francos suíços (cerca de 560 mil escudos cabo-verdianos). Em resposta, a federação lançou uma campanha nas redes sociais com o mote “Ka nu invadi campu” para consciencializar o público sobre os riscos associados à invasão do estádio.

Na conferência de imprensa da passada sexta-feira, 3, o selecionador Bubista expressou satisfação com o apoio dos adeptos, mas deixou um alerta claro: “Primeiro, quero dizer que estou extremamente satisfeito com a manifestação humana que estava no estádio. Obviamente temos que ter atenção nas questões de segurança. Todos nós sabemos que existem limites que temos que respeitar.”

Bubista reconheceu o aspeto positivo do apoio massivo: “O que fizemos durante o jogo foi espetacular para nós. Mas temos que ter atenção, porque podia ter outros tipos de interferências. Agora é manter a tranquilidade.” Mas o técnico nacional também apelou à responsabilidade para o próximo jogo contra a Eswatini, marcado para 13 de outubro: “Espero que façamos um bom resultado na Líbia, que nos dê a qualificação, e as pessoas tenham possibilidade de festejar com tranquilidade também, dentro daquilo que é permitido. Mesmo que seja um momento de alegria, temos que ter atenção aos limites. Podemos festejar, mas festejar com tranquilidade e máxima responsabilidade.”

Em comunicado oficial, a FCF apelou ao “comportamento correto” de todos os adeptos, sobretudo no próximo compromisso da seleção nacional. A federação sublinha a importância de respeitar “a ordem e a segurança” em todos os jogos, de modo a evitar novas sanções e garantir um ambiente desportivo saudável.

Cabo Verde está a uma vitória da sua inédita qualificação para o Campeonato do Mundo, que em 2026 será disputado entre Estados Unidos, Canadá e México. Os “Tubarões Azuis” lideram o Grupo D com 19 pontos, seguidos dos Camarões (15), da Líbia (14), Angola (7), Maurícias (5) e Eswatini (2).

Tags

Partilhar esta notícia