O ato foi presidido pelo Ministro da Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, que anunciou a introdução de novas modalidades nos jogos escolares, com destaque para o judo e a natação. Na ocasião, o governante sublinhou que uma parte significativa dos atletas que irão representar Cabo Verde nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Dakar, e nos Jogos da CPLP deverá emergir do universo competitivo das ODE, consideradas a principal base de formação desportiva escolar do país.
A doação dos materiais é promovida pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), representado pelo seu presidente, José Eduardo dos Santos, e enquadra-se num programa de alcance nacional, cuja implementação será progressiva em todos os estabelecimentos de ensino secundário de Cabo Verde, com vista ao reforço do Desporto Escolar e à melhoria das condições de treino e competição.
Ainda no quadro da visita à ilha, o Ministro da Juventude e Desporto anunciou que a Boa Vista passará a contar, em breve, com a sua primeira pista de atletismo. O anúncio foi feito durante a assinatura de um contrato-programa entre o IDJ, I.P., e a Câmara Municipal da Boa Vista, que marca o início de uma nova etapa no desenvolvimento desportivo da ilha.
A futura infraestrutura, a ser construída no Campo Arsénio Ramos, na vila de Sal Rei, deverá avançar ainda no primeiro trimestre de 2026 e criará condições estruturais para a prática, valorização e formação no atletismo. Para o Governo, a pista representa não apenas uma resposta a uma antiga aspiração dos atletas locais, mas também um investimento estratégico na formação de uma nova geração de atletas de alto nível, capazes de afirmar a Boa Vista e Cabo Verde no panorama desportivo nacional e internacional.