Terça-feira, 01 Julho 2025

Freskinhe Freskinhe

Cabo Verde inicia formação de agentes para o 4º Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde, em parceria com o Ministério da Saúde, dá início hoje à formação dos agentes de terreno que irão conduzir o 4º Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR IV), previsto para decorrer entre julho e setembro de 2025. Estudo abrangerá 11.000 pessoas a nível nacional entre julho e setembro, incorporando pela primeira vez testes de VIH/SIDA e anemia.

O IDSR IV representa um marco na recolha de dados sobre saúde reprodutiva no arquipélago, sendo o primeiro a incorporar testes de VIH/SIDA e de anemia. O inquérito abrangerá 6.000 mulheres entre 15 e 49 anos, 3.000 homens entre 15 e 59 anos e 2.000 crianças menores de 6 anos, seleccionados nos agregados familiares a nível nacional. Numa inovação face aos estudos anteriores, os testes de VIH/SIDA e anemia serão aplicados numa subamostra de 50% dos agregados seleccionados, envolvendo todos os grupos etários elegíveis.

Objetivos abrangentes

O objetivo principal deste inquérito é conhecer melhor a situação sociodemográfica e a saúde reprodutiva dos cabo-verdianos, mas o âmbito do estudo estende-se a múltiplas áreas. Entre os principais focos estão a medição da prevalência do VIH/SIDA e da anemia, o estudo da violência baseada no género e a avaliação do estado nutricional das crianças e das mulheres.

A formação dos agentes de terreno, fundamental para garantir a qualidade da informação recolhida, decorrerá até 19 de julho, com a participação de agentes de todos os concelhos do país. A sessão de abertura da formação terá lugar na Universidade de Cabo Verde, esta manhã, às 9 horas. O discurso oficial será proferido pela presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima Mendonça, num evento que contará ainda com intervenções da Directora Nacional de Saúde, Ângela Gomes.

Tradição de inquéritos demográficos

O IDSR IV insere-se numa série de estudos que Cabo Verde tem vindo a realizar para monitorizar a evolução da saúde reprodutiva e das condições sociodemográficas da população. O primeiro Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR-I) foi realizado em 1998, seguindo-se o IDSR-II em 2005 e o IDSR-III em 2018.

Estes inquéritos têm sido instrumentos fundamentais para o planeamento de políticas públicas de saúde e para o acompanhamento dos progressos do país em indicadores-chave de desenvolvimento humano, fornecendo dados essenciais para a tomada de decisões baseadas em evidência.

Com a realização do IDSR IV, Cabo Verde reforça o seu compromisso com a recolha sistemática de dados sobre saúde reprodutiva, contribuindo para uma melhor compreensão das necessidades da população e para o desenho de estratégias mais eficazes de intervenção na área da saúde pública.

Tags

Partilhar esta notícia

SALWEB.cv AD

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
Um número, um nome, uma frase