
Têm lugar no Mindelo, hoje, 13, a IV Jornada de Enfermagem sob o sob o lema internacional de 2025: “Os nossos Enfermeiros. O nosso Futuro. Cuidar dos enfermeiros fortalece as economias”. Ao falar no ato de abertura, João Almeida, Pró-reitor da Uni-CV e responsável pelos pelouros de Avaliação, Comunicação e Eficiência no polo mindelense da universidade pública, afirmou que é preciso cuidar dos profissionais da enfermagem para “fortalecer a humanidade”, mas com “equilíbrio emocional, social e económico”.
Na cidade do Mindelo, onde a a jornada está a ter lugar no Auditório da Faculdade de Educação e Desporto (FaED), da Universidade de Cabo Verde, Almeida Medina sublinhou que o curso de Enfermagem tem dado “muitas alegrias” à Uni-CV, pelo engajamento e dedicação dos alunos. Entretanto, alertou o Pró-Reitor Almeida Medina, há “disfunções tecnológicas”, que podem estar, admitiu, “a mexer” com o aproveitamento, sobretudo dos rapazes, no mundo estudantil.
Conforme Almeida, é preciso dar uma “atenção especial” ao “afecto com autocuidado”. “Educar com afecto para a diversidade, compreender e colocar no lugar do outro para partilhar o outro”, elucidou, ou seja, continuou, “no fundo a polifonia para escutar a todos para gerar transformações”, declarou.
Na mesma linha, a coordenadora-adjunta do Grupo Disciplinar da Enfermagem da Uni-CV, Dilma Pires, elucidou que a jornada académica foi pensada “pelos e para os estudantes” do curso de Enfermagem, como um “momento de reflexão” sobre a importância da profissão.
Apresentação de trabalhos académicos sobre enfermagem
Assim, no decorrer do evento os alunos vão apresentar os trabalhos que têm em curso, e todas as turmas vão efectuar comunicações e dar impulso àquilo que é académico.
“Os nossos estudantes, junto com os profissionais da área de vários sectores e dimensão da enfermagem, vão partilhar experiências para uma reflexão crítica e pensar a enfermagem agora e no futuro”, explicou à Inforpress Dilma Pires, para quem os enfermeiros, “também precisam ser cuidados para prestar o serviço de forma saudável e com mais qualidade”, já que, finalizou, é uma classe que enfrenta “vários desafios”.
V Jornada na Praia
Já na cidade da Praia, a jornada (neste caso, a quinta), acontece amanhã, 14, no Auditório n.º 102, do Campus do Palmarejo Grande. Ambos os eventos se alinham com a agenda do Dia Internacional do Enfermeiro 2025, celebrado ontem, 12 de maio.
Tanto num como no outro evento colocar-se-á em evidência “a valorização e o bem-estar destes profissionais como pilares fundamentais para sistemas de saúde resilientes e para o fortalecimento das economias”, diz a Uni-CV em nota de imprensa.
É a resposta da universidade pública às diretrizes do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) para este ano que vão no sentido de se investir nos enfermeiros “não apenas como um dever ético, mas como uma estratégia vital para alcançar melhores resultados de saúde e garantir comunidades mais saudáveis e sociedades mais justas”.
Ora, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo enfrenta uma carência significativa de profissionais de enfermagem, agravada pela sobrecarga de trabalho, exaustão física e emocional, dilemas éticos e pela falta de valorização profissional.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.