
Cabo Verde recebe na próxima quinta-feira,15, e também na sexta-feira, 16, uma reunião de alto nível dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento da região do Atlântico, Oceano Índico e Mar do Sul da China (SIDS AIS). O encontro, que terá lugar na cidade da Praia, contará com a participação de chefes do Governo, ministros dos Negócios Estrangeiros, embaixadores e diretores gerais dos oito Estados membros do grupo.
De acordo com comunicado do Governo, a reunião visa criar um espaço de diálogo estratégico sobre assuntos de interesse comum e debater o futuro do grupo AIS, que integra Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Seicheles, Comores, Maurícias, Maldivas e Singapura.
Um dos principais objetivos do encontro é a adoção da “Declaração da Praia”, documento que deverá estabelecer linhas de ação para a atuação conjunta do grupo na arena regional e internacional. Está também prevista a formalização do grupo AIS, através da criação de mecanismos de coordenação e a definição sobre o seu secretariado.
Desafios comuns exigem resposta coordenada
Apesar da dispersão geográfica e das diferenças socioeconómicas e culturais, os SIDS da região AIS enfrentam desafios semelhantes, como a gestão sustentável dos recursos marinhos, a adaptação às alterações climáticas e o desenvolvimento económico em contextos de vulnerabilidade.
“A própria dispersão dos membros tem implicado dificuldades acrescidas na coordenação”, refere o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades. Para ultrapassar este obstáculo, a concertação regional será fundamental na criação de estratégias coesas de cooperação e mobilização de recursos.
Agenda ambiciosa
A reunião servirá ainda para a troca de informações, experiências e estratégias de resiliência entre as delegações dos países participantes, com especial enfoque nas alterações climáticas, mobilização de financiamento e gestão da dívida pública.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.