
O Presidente da República, José Maria Neves, preside esta tarde ao ato de encerramento do Encontro Nacional da Rede TAOLA+. Este evento é o culminar de três dias de intensos debates e partilhas de experiências entre as 14 organizações que compõem a rede de conservação ambiental em Cabo Verde.
Criada em 2009 com o objetivo inicial de reforçar a proteção das tartarugas marinhas, a Rede TAOLA+ expandiu o seu alcance ao longo dos anos para incluir a preservação de ecossistemas marinhos e terrestres, promovendo a biodiversidade e a sustentabilidade em todas as ilhas do arquipélago.
José Maria Neves, enquanto Champion da Preservação do Património Natural e Cultural de África e Patrono da Aliança da Década do Oceano, tem assumido um papel ativo no apoio às organizações não governamentais e ambientalistas do país, reconhecendo o seu contributo essencial para a proteção dos recursos naturais e para o combate às mudanças climáticas.
Encontro Anual arrancou a 5 de maio
A sessão de abertura oficial foi presidida pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, que sublinhou a importância da colaboração entre o governo e a sociedade civil na proteção da biodiversidade de Cabo Verde. O ministro destacou ainda o papel essencial das ONG ambientais na mobilização de fundos e na promoção do emprego verde, como motores de desenvolvimento sustentável nos territórios.
O segundo dia do Encontro Anual da TAOLA+ foi marcado por debates enriquecedores sobre a conservação em Cabo Verde. Foram discutidos os desafios e oportunidades na gestão das áreas protegidas, os impactos positivos dos projetos de apoio à sua gestão e o papel fundamental das ONGs na conservação marinha.
O encontro deste ano contou também com a participação de universidades, instituições do Estado e doadores internacionais, num esforço conjunto para fortalecer a colaboração entre as ONG, definir estratégias comuns para enfrentar os desafios da conservação e promover o diálogo com as autoridades públicas.
A cerimónia de encerramento, agendada para as 17h30, no Hotel Blue Sky, contará com a presença de representantes governamentais, organizações nacionais e internacionais e especialistas na área ambiental, num esforço conjunto para a definição de políticas públicas eficazes e sustentáveis, essenciais para a proteção da biodiversidade cabo-verdiana.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.