Segunda-feira, 28 Abril 2025

Freskinhe Freskinhe

Cabo Verde acolhe pela primeira vez Cimeira e Prémios de Saúde de África

Cabo Verde recebe, pela primeira vez, hoje (24) e amanhã (25) a Cimeira e os Prémios  de Saúde de África 2025, um evento de dimensão continental promovido pela Zenith Global Health em parceria com o Ministério da Saúde de Cabo Verde. O encontro, que já passou por países como Nigéria, Zâmbia, Senegal e Gana, reúne na capital cabo-verdiana decisores políticos, profissionais de saúde e parceiros internacionais.

Com o tema “Promover a Abordagem One Health: Salvaguardar a Saúde de África e do Planeta”, a cimeira visa estimular o diálogo multissetorial e promover uma abordagem integrada da saúde humana, animal e ambiental.  A abertura oficial terá lugar hoje, no Auditório do Banco de Cabo Verde, em Achada de Santo António, já o jantar de gala e a entrega dos Prémios de Saúde de África 2025 estão agendados para amanhã, a partir das 18 horas, no Hotel Pestana Trópico.

São esperados representantes do setor público e privado, organizações sub-regionais e internacionais, sociedade civil, instituições académicas e profissionais de saúde de todo o continente africano. Para os organizadores, esta é uma plataforma privilegiada para troca de experiências, boas práticas e fortalecimento da cooperação intersetorial.

Na manhã desta quarta-feira, 23 de abril, a presidente da Zenith Global Health, Mary Akangbe, e a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, falaram à imprensa sobre a importância da abordagem One Health, defendendo a necessidade de envolver as comunidades nas discussões em torno de temas que afetam de forma integrada a saúde e o meio ambiente.

A cerimónia de entrega dos prémios será ainda marcada por um jantar beneficente, cuja receita reverterá a favor de iniciativas relacionadas com as alterações climáticas, reconhecendo que, desde a COP28 em 2024, a saúde é considerada “o rosto das mudanças climáticas”.

O evento representa um marco para Cabo Verde na agenda da saúde africana e mundial, colocando o país no centro das discussões sobre resiliência, sustentabilidade e inovação nos sistemas de saúde, numa perspetiva integrada e orientada para o futuro.

Fonte: Ministério de Saúde

 

Tags

Partilhar esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
Um número, um nome, uma frase
Encostada à coluna