
A Embaixadora dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jennifer Adams, inicia amanhã, 24, uma visita oficial a São Nicolau, a primeira àquela ilha, enquadrada no “reforço do compromisso contínuo” do seu país com o desenvolvimento do arquipélago em áreas estratégicas, como investimentos económicos, promoção da língua inglesa e intercâmbio cultural.
Um dos destaques da visita, que se prolonga até a próxima segunda-feira, 28, será a a visita à exposição sobre o património baleeiro cabo-verdiano, cedida pelo Museu da Baleia de New Bedford, nos Estados Unidos, atualmente patente no Museu da Pesca, na cidade do Tarrafal.
Durante a sua estadia, a Embaixadora Adams irá ainda reunir-se com autoridades governamentais e líderes comunitários locais para discutir o aprofundamento da cooperação bilateral nos domínios da economia azul, do comércio e turismo. A agenda inclui igualmente uma deslocação até a empresa de conservas SUCLA, centros de saúde e vários pontos de interesse histórico-cultural da ilha.
Um dos momentos mais relevantes da visita será uma reunião pública com cidadãos cabo-verdianos e norte-americanos residentes em São Nicolau, que terá lugar no edifício municipal de Ribeira Brava.
Entre os eventos programados, destaca-se também a participação de Jennifer Adams na primeira maratona de leitura do romance Chiquinho, de Baltasar Lopes da Silva, marcada para sábado, 26 de abril, em Ribeira Brava. A escolha desta obra não é casual, Chiquinho retrata aspetos profundos do património partilhado entre Cabo Verde e os Estados Unidos, com especial destaque para o legado baleeiro e a trajetória do protagonista homónimo, que imigra para os EUA, em 1930, onde permanece por mais de três décadas.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.