“Se gostas de escrever, de aprender e de contar boas histórias, o jornalismo pode ser o teu caminho” — esta foi uma das mensagens inspiradoras deixada pela diretora do Voz do Archipelago, Teresa Sofia Fortes, num recente encontro promovido pela Força Jovem Universal (FJU) para ajudar jovens da cidade da Praia a escolher uma profissão.
Conexão FJU é um evento que busca inspirar os jovens a alcançar os seus sonhos. Na conversa com os jovens, Teresa Sofia Fortes afirmou que “o jornalismo é apaixonante porque nos permite estar sempre a aprender. Um bom jornalista é, antes de tudo, um curioso, tem de gostar de saber como as coisas funcionam”.
Para conseguir fazer isso, destacou a diretora do Voz do Archipelago (VA), “é preciso ter cultura geral, saber escrever bem e estar atento ao que acontece à sua volta, buscando conhecer a realidade, sempre. Mas, acima de tudo, tem de gostar de contar histórias, sejam elas grandes ou pequenas, sérias ou leves, tristes ou inspiradoras”.
Teresa Sofia Fortes, que há mais de 20 anos trabalha como repórter, jornalista e editora com passagem por jornais e revistas, aconselha. “Se contarem boas histórias com verdade e paixão, com as quais possam de identificar, estarão a mudar o mundo, uma palavra de cada vez”, concluiu a diretora do VA.
Apesar dos desafios da profissão, nomeadamente quando praticado num país pequeno e de parcos recursos como é o caso de Cabo Verde, a recompensa é “poder contribuir para ter uma sociedade mais informada e dar voz a quem não tem e ajudar a formar cidadãos mais conscientes”, afirmou Teresa Sofia Fortes.
FJU: acreditar no potencial jovem
A Força Jovem Universal, ou simplesmente FJU, é uma iniciativa da Igreja Universal do Reino de Deus, que hoje está presente em Cabo Verde e em mais de 100 países, para mostrar que qualquer um tem potencial para realizar seus sonhos se alguém acreditar nele.
São diversos projetos direcionados ao público jovem, desde conscientização e prevenção de usso de drogas e suicídio, prática de atividades desportivas, cursos e workshops, atividades culturais e de lazer, como teatro, cinema, música, dança e passeios turísticos.
“Através dos projetos, muitos jovens, que antes estavam desacreditados, descobrem e desenvolvem seus talentos para os Mídias, Desporto, Cultura, Assistentes, entre outros”, explica Hernani Gomes, responsável da FJU.
Um dos núcleos desta iniciativa é o Mídia FJU, que, integrado por voluntários, funciona como uma agência de Comunicação, dividida entre os departamentos de jornalismo, audiovisual, marketing e design, que pensam em campanhas de divulgação antes, durante e depois dos eventos, ações sociais e encontros semanais da FJU.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.