Antónia Brito foi emigrante na Alemanha por longos anos, de onde trouxe as máquinas e o nome da padaria (Toffer) que montou em Fajã d’Água, sua terra natal, e que hoje fornece pães e bolachas a toda a ilha de São Nicolau.
Mas a maior alegria de Tanha Maninha, como é tratada pelos amigos e família, é ir para a cozinha e preparar o famoso modje, que, sem qualquer pejo, nos ensinou a fazer num dia em que visitámos o vale de Fajã d´Água. Pegue caneta e papel e tome nota.
Primeiro, tempera-se a carne com cebola, alho, folha de louro, vinagre ou vinho. Refoga-se e deixa-se cozinhar por cerca de 20 minutos na panela de pressão. Em seguida, junta-se azeite e adicionam-se mandioca, inhame, batata-doce e banana verde, todos picados em pedaços bem pequenos. Deixa-se cozinhar até criar um caldo espesso e saboroso.
A seguir, faz-se o xerém, começando com um refogado à base de azeite, cebola e alho. Acrescenta-se água até metade da altura da panela, junta-se um litro de milho moído e deixa-se cozinhar por cerca de uma hora, mexendo sempre, até ficar bem cozido.
Come-se tudo junto: o molho e o xerém.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.