
Cabo Verde reafirmou o seu total compromisso com o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para o período 2023-2027. A posição foi reiterada pelo Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, durante a sua intervenção na VII Reunião de Ministros da Saúde da CPLP, que decorre em São Tomé e Príncipe, que terminou ontem, 15.
Segundo o titular da pasta da Saúde, este encontro aconteceu num momento particularmente simbólico para Cabo Verde, que celebra em 2025 os 50 anos da Independência Nacional.
“Orgulhamo-nos em celebrar meio século de uma soberania que pode ser traduzida em avanços concretos, em todos os domínios da nossa sociedade e, particularmente, na área da saúde”, afirmou Jorge Figueiredo.
O Ministro destacou os progressos alcançados pelo país ao longo destas cinco décadas, salientando que o lema desta reunião, “Promovendo a Saúde Integral e Sustentável na CPLP”, desafia os líderes políticos e gestores dos sistemas de saúde a elevar continuamente a qualidade e o alcance dos cuidados prestados às populações.
Refletindo sobre as lições da pandemia da COVID-19, o governante considerou que, apesar de ter revelado vulnerabilidades dos sistemas de saúde, a crise sanitária representou também uma oportunidade para fortalecer valores como a solidariedade, a inovação e a cooperação regional e internacional.
Nesse sentido, reafirmou o alinhamento de Cabo Verde com os objetivos do Plano Estratégico da CPLP, destacando em particular o Pilar 3, Inovação em Informação e Comunicação em Saúde. Conforme o Ministro, o país tem investido na digitalização dos serviços de saúde, para um sistema mais eficiente, seguro e baseado em evidência científica.
Jorge Figueiredo mencionou ainda a reestruturação do Serviço Nacional de Telemedicina, uma ferramenta estratégica para um país arquipélago como Cabo Verde, com desafios geográficos e limitações em termos de recursos. Apontou também avanços noutras áreas estruturantes, como o reforço da capacidade de vigilância epidemiológica e entomológica, bem como a melhoria das infraestruturas laboratoriais e tecnológicas.
“Estas medidas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e refletem a visão de um sistema de saúde mais acessível, equitativo e centrado na pessoa”, concluiu.
A VII Reunião dos Ministros da Saúde da CPLP reúne delegações dos países membros com o objetivo de reforçar os laços de cooperação na área da saúde, promover estratégias comuns e partilhar boas práticas, numa lógica de desenvolvimento sustentável e solidário.
Fonte: Ministério da Saúde
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.