Domingo, 20 Abril 2025

Freskinhe Freskinhe

Programa oficial das comemorações dos 50 anos de independência: memória e projeção do futuro

Conferências, exposições, espetáculos culturais, publicações, intercâmbios com a diáspora, atividades cívicas, concursos e homenagens compõem o grosso do programa oficial de celebração do 50º aniversário da independência nacional, apresentado nesta quarta-feira, 8, na cidade da Praia.

“Será um momento histórico de união nacional, de reflexão sobre o passado, de celebração do presente e de projeção do futuro que todos queremos construir juntos”, disse à imprensa António Lopes da Silva, secretário executivo para as comemorações do 50º aniversário da Independência Nacional.

Sob o lema “Cabo Verde, Nôs Orgulho, Nôs Futuro”, a celebração arrancará já no próximo dia 25, na ilha de São Vicente, e prolongar-se-á até meados de dezembro do corrente ano. Pelo meio, acontecerá o ato central, no dia 5 de julho, na Praia. O encerramento será em dezembro, na cidade de Espargos, ilha do Sal.

De acordo com o Secretário Executivo, as comemorações serão organizadas em três eixos: primeiro, a Memória e Identidade, depois, Desenvolvimento e Conquistas e por fim o Futuro e Inovação. “Queremos envolver todas as gerações, com destaque para a juventude, e em todas as ilhas, bem como as nossas comunidades na diáspora” assegurou António Lopes da Silva, que também anunciou o lançamento de uma plataforma digital interativa que servirá para divulgar a programação, recolher depoimentos e disponibilizar imagens, documentos e vídeos históricos ao público.

Mas há mais. “Porque o futuro depende do que fizermos agora, vamos lançar uma campanha nacional dedicada também às novas gerações: “O Futuro é Agora, o Futuro és Tu!’. Trata-se, diz o secretário executivo para as comemorações do 50º aniversário da Independência Nacional, de uma “mobilização para inspirar, capacitar e valorizar a juventude cabo-verdiana como protagonista do desenvolvimento do país”.

“Vamos festejar o que de bom fizemos aqui em Cabo Verde. Serão momentos históricos da união nacional, de reflexão sobre o passado, de celebração do presente e de projeção do futuro que todos queremos construir juntos”, rematou António Lopes da Silva.

Imagem: Governo de Cabo Verde 

Tags

Partilhar esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
Um número, um nome, uma frase
Encostada à coluna