As obras de reabilitação do Farol do Forte São José, localizado na ilha do Maio, estão na reta final, concluída a reposição do reboco e a execução dos acabamentos. Esta intervenção, diz o Instituto do Património Cultural (IPC) no seu site, integra o projeto de valorização dos faróis históricos de Cabo Verde, financiado pela Cooperação Espanhola, através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
A preservação da estrutura arquitetónica do Farol do Forte São José já foi concluída. A seguir, ocorrerá a fase de museografia, que incluirá a conceção e montagem de um espaço expositivo. Segundo o IPC, assim como o Farol D. Maria Pia, este farol maiense será dotado de um núcleo museológico, dedicado à interpretação e valorização do seu legado histórico.
Para o IPC, a reabilitação do Farol do Forte São José representa não apenas a preservação do património histórico de Cabo Verde, mas também uma oportunidade para impulsionar o turismo na ilha do Maio, criando novas oportunidades económicas para a comunidade local.
O projeto de valorização dos faróis históricos de Cabo Verde, financiado pela Cooperação Espanhola, através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), tem como objetivo reabilitar e conservar essas infraestruturas, para, simultaneamente, garantir a sua funcionalidade para a navegação marítima e destacar o seu valor como património cultural e turístico.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.