Por: José Silva Araújo
Monte Velha, o proscénio do deslumbrante cenário do Parque Natural do Fogo. É o maior centro florestal da ilha do Fogo e um dos três maiores de Cabo Verde. Construído na década de quarenta do século passado, com quase 800 hectares de extensão, localiza – se na região norte da ilha, no concelho dos Mosteiros, aproximadamente entre os 300 a 1700 metros de altitude, numa área relativamente rica em biodiversidade e microclimas.
Ali paisagens de verdes montanhas férteis e campos de lavas se revezam, formando panoramas memoráveis que oferecem aos seus visitantes uma excelente opção para um passeio na paisagem típica de uma floresta. Caracteriza-se por eucaliptos, ciprestes, gravilhas, pinheiros, sisal e plantas endémicas. Além de goiabeiras, laranjeiras, cafezais, jaqueiras, tangerineiras, jambeiros, bananeiras e outras.
Passear pelas comunidades de Cutelo Alto, Coxo, Monte Barro, Pai António e pelo perímetro florestal é uma experiência e aventura únicas. A paz, o sossego, as serenidades desta região despertam uma sensação de renascimento da alma que nem uma Fénix. Os pássaros canoros cantam com entusiasmo e desenvoltura, produzindo sons aprazíveis, agradáveis e harmoniosos. A exuberância do Longaké, os dragoeiros do Pé da Planta, as grutas e os reservatórios do Djanreka exibem e expressam as suas riquezas e farturas.
A charmosa Casa do Presidente, inserida num cenário incrível, é um refúgio aconchegante. Além de proporcionar contato com a natureza, permite a realização de piqueniques que tornam os dias perfeitos. Igualmente hospitaleiro é a gente que vive nas suas comunidades. De atitudes simples e “inocente”, sempre dando apoio aos que vem. Vivem essencialmente da agricultura, pecuária e pequenos negócios. O clima é ameno, fresco, mas chuvoso, principalmente entre julho e outubro.
Caminhar em Monte Velha e pelas comunidades é viver incríveis benefícios, desde tomar ar fresco, sentir os cheiros e aromas característicos, apreciar a vegetação e os sons dos pássaros e animais que ali vivem. Uma fonte para reduzir o stress e a depressão com efeito poderoso nas emoções. É uma oportunidade de saborear in situ um saboroso e aromático café arábico e orgânico que até já foi laureado como o melhor da colónia e agora entra na lista como um dos melhores do mundo.
As suas trilhas, acompanhado de quem conhece bem os percursos, proporcionam umas das melhores e mais fantásticas aventuras na ilha do Fogo. São variadas, desde os mais simples até os relativamente mais exigentes.
Infelizmente nem tudo é maravilha em Monte Velha. Em 2015 deflagrou ali um grande incêndio, atingindo mais de 70% da região, e destruindo áreas agrícolas, arbustos, pastos e plantas endémicas. Todos devemos nos engajar na conservação e proteção de todas as características intrínsecas deste ecossistema, limitando qualquer atividade que possa prejudicar o seu equilíbrio ecológico. É preciso um esforço coletivo, combinado e multifuncional para, através de um efetivo e sustentável sistema de gestão florestal, prevenir, mitigar e reduzir os riscos de desastres em Monte Velha. É um problema e uma responsabilidade de todos.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.