No próximo dia 11 de abril, às 13 horas, o Liceu Amílcar Cabral, em Assomada, será palco da conferência “O Pan-Africanismo como via para uma unidade real: políticas migratórias em Cabo Verde”. Em debate estarão as questões ligadas às problemáticas migratórias no país, sobretudo as que dizem respeito à comunidade africana.
O evento terá como oradores o professor de Ciência Política na Simmons University de Boston, Abel Djassi Amado, o presidente da plataforma das comunidades imigradas, José Viana, e a coordenadora de estudos, projetos e relações Internacionais, Angela Valentim.
O principal objetivo deste evento, segundo o jornalista de investigação e ativista pan-africano, Alípio Clarence Filho, é promover uma reflexão sobre a situação dos emigrantes africanos em Cabo Verde, que muitas vezes não não são bem acolhidos pelos cabo-verdianos e ,por isso, não nutrem o sentimento de pertença à sociedade cabo-verdiana. “Nós fazemos parte da comunidade africana, mas a nossa política migratória não reflete essa realidade”, afirma Alípio Filho.
A conferência visa também, criar consciência sobre a necessidade de mudar a narrativa discriminatória que ainda persiste em Cabo Verde em relação aos irmãos africanos. Com este evento, a organização pretende criar um diálogo aberto e construtivo, que contribuirá para uma mudança das políticas migratórias e na forma como a sociedade cabo-verdiana encara a imigração africana.
Durante a sessão, Ângela Valentim, José Viana e Odair Varela discutirão as políticas em vigor e os desafios enfrentados pelos imigrantes africanos em Cabo Verde.
O público-alvo da conferência são os jovens, considerados essenciais para a mudança de mentalidade e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora. No entanto, toda a sociedade está convidada a participar e contribuir para o debate.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.