Sábado, 19 Abril 2025

Grande Entrevista

“É preciso um quadro regulatório que assegure competitividade e atraia mais investimentos para o setor da publicidade

Solange Cesarovna, presidente do júri da 7ª edição do PNP

Solange Cesarovna, presidente do júri da 7ª edição do Prémio Nacional de Publicidade (PNP), evento cuja gala de premiação acontece a partir das 19 horas, no Hotel Pestana Trópico, recebeu o Voz do Archipelago para uma entrevista exclusiva em que fala dos desafios, das conquistas e da satisfação de liderar uma comissão de jurados cuja missão é reconhecer as melhores práticas publicitárias do país, ao mesmo tempo, em que inspira agências, marcas e profissionais a alcançarem novos patamares de excelência.

Por: Teresa Sofia Fortes

“Assumir este papel é uma honra e responsabilidade. Contudo, liderar um júri com profissionais como Lígia Spencer, Tambla Almeida, Natasha Pereira e Jennifer Brazão torna a experiência mais enriquecedora. Juntos, pudemos avaliar o talento e profissionalismo do setor publicitário em Cabo Verde, sempre com imparcialidade, rigor e foco na inovação e excelência”, afirma Solange Cesarovna.

Para a presidente do júri da 7ª edição do PNP, o Prémio Nacional de Publicidade tem um papel fundamental na valorização das marcas que investem na comunicação e criatividade. “Atualmente na sua sétima edição, o prémio tem servido de incentivo para que agências e profissionais do setor se superem continuamente, mantendo-se atentos às novas tendências e melhores práticas na área da publicidade.”

Questionada sobre os critérios mais importantes que o júri leva em consideração na avaliação dos trabalhos e na escolha dos vencedores, Solange Cesarovna afirma que o fundamental é a criatividade, a originalidade, o impacto e a coerência com o público-alvo e a inovação. “Além destes critérios, avaliamos a estratégia, a execução e a eficácia da campanha. Valorizamos também a autenticidade, dando preferência às campanhas que se conectam genuinamente com a realidade cabo-verdiana e trazem um diferencial ao mercado”, acrescenta.

Setor necessita de um quadro regulatório

Na visão de Solange Cesarovna, a publicidade tem desempenhado um papel fundamental na valorização das marcas locais, no fortalecimento da economia e na promoção da nossa identidade e “durante a Semana Criativa, observou-se a evolução do setor”.

Contudo, alega a presidente do júri da 7ª edição do PNP, “ficou claro que ainda é necessário um quadro regulatório que assegure competitividade e atraia mais investimentos. Também é crucial investir na formação de profissionais e criativos para que a publicidade em Cabo Verde acompanhe as tendências globais e digitais.”

Abordada sobre o impacto das redes sociais e das campanhas digitais no mercado publicitário cabo-verdiano, Solange Cesarovna salientou que as redes sociais e a transformação digital revolucionaram a forma como as marcas se comunicam com o seu público.

“Atualmente, a interação é instantânea e o consumidor tem um papel ativo na construção da imagem das empresas. Durante a Semana Criativa, discutiu-se como o digital oferece tanto oportunidades quanto desafios, como o excesso de informação e a dispersão da atenção do consumidor. Isso exige que marcas e agências invistam em múltiplos canais e formatos publicitários simultaneamente”, alega Cesarovna.

Apelo: mais criatividade e ousadia da juventude

Para a gala de hoje, Solange Cesarovna destaca que o público irá conhecer novidades, incluindo categorias inéditas, como a de Melhor Realização. Ademais, acrescenta a presidente da Comissão  de Jurados, “pela primeira vez, o PNP chegou também às escolas técnicas do país, o que sem dúvida enriquece o prémio e reforça o papel que todos temos a obrigação de fomentar, que é estimular a criatividade do setor infanto-juvenil”.

Daí que Solange Cesarovna lançou um apelo aos mais jovens,  incentivando-os a ser mais criativos, mais ousados e autênticos, inspirando-se na cultura do nosso país, que, além de rica, é única no mundo.

 

Tags

Partilhar esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *