
O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou que o Governo vai investir mais de 400 mil contos nos próximos dois anos em projetos hidroagrícolas e ações de formação voltadas para as mulheres rurais.
“A redução de encargos com a educação e a formação profissional é uma medida que beneficia as famílias, muitas delas chefiadas por mulheres”, afirmou o chefe do Governo durante o debate mensal com os deputados, realizado na véspera do Dia da Mulher Cabo-verdiana.
Correia e Silva reconheceu que “a taxa de desemprego e de pobreza é maior entre as mulheres” e destacou que 65% das Unidades de Produção Informal, que geram baixos rendimentos e não têm segurança social, pertencem a mulheres. Ele reforçou a importância de continuar com políticas públicas de “qualificação profissional, fomento ao empreendedorismo e inclusão produtiva.”
Em relação aos avanços já alcançados, o Primeiro-Ministro afirmou que “milhares de mulheres passaram a ter acesso à rede de cuidados a crianças e à água canalizada em casa,” facilitando a rotina diária e permitindo que possam trabalhar e estudar.
Apesar dos progressos, Ulisses Correia e Silva admitiu que ainda existem “muitas situações de diferenciação salarial entre homens e mulheres” e que o aumento do salário mínimo nacional tende a beneficiar, particularmente, as mulheres.
Fonte: Inforpress
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.