
De 24 a 30 de março, cerca de 900 atletas de todo o país estarão na ilha de São Vicente para participar na 3ªedição das Olimpíadas de Desporto Escolar. A informação foi divulgada em conferência de imprensa pelo diretor Nacional da Educação, Adriano Moreno, e pelo presidente do Instituto do Desporto e Juventude (IDJ), José Eduardo dos Santos.
Adriano Moreno destacou a importância do evento, que se tornou um marco no calendário desportivo estudantil de Cabo Verde. “Este é um momento de grande importância, pois reforça o compromisso com a educação, o desporto e o desenvolvimento dos nossos jovens”, afirmou. Ele ainda lembrou o sucesso das edições anteriores, que ocorreram na Praia e no Sal, e frisou que a edição de 2025, em São Vicente, traz um novo passo para o evento.
“São Vicente, com a sua vibrante cultura desportiva e espírito de competitividade saudável, representa o cenário ideal para esta edição das Olimpíadas. A energia dos jovens e a paixão pelo desporto elevarão ainda mais o nível deste evento”, disse Moreno.
O evento contará com 10 delegações, representando todas as ilhas, sendo que a ilha de Santiago participará com as regiões sul e norte separadas. As modalidades em disputa incluem andebol, vólei de praia, futsal, xadrez, atletismo, desporto adaptado e basquete 3×3, tanto nas categorias masculinas quanto femininas.
O presidente do IDJ, José Eduardo dos Santos, informou que serão 945 participantes, incluindo 366 meninas e 376 rapazes, 144 professores, 36 árbitros, 10 chefes de missão e 10 chefes de delegação. Além das competições, haverá momentos de formação cívica, entretenimento e promoção de valores éticos no desporto, incluindo a introdução do cartão branco para premiar o fair play.
O evento visa incentivar a prática desportiva nas escolas, promover a disciplina e o trabalho em equipa, além de descobrir novos talentos. A 3.ª edição tem um orçamento estimado de 60 mil contos.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.