Domingo, 20 Abril 2025

Grito Rock 2025 homenageia Terezinha Araújo e celebra música, cultura e sustentabilidade

A nona edição do Grito Rock, festival de música e cultura realizado anualmente na cidade da Praia, já está a decorrer e dura até o dia 30 deste mês. O evento deste ano, o qual conta com o apoio de diversos parceiros institucionais, tem como grande destaque o Festival Grito Rock, que ocorrerá no dia 29 de março, na Pracinha da Escola Grande. Além de promover a música e a cultura, o Grito Rock 2025 se dedica à causa ambiental “Plante Uma Árvore”, que convida cada família cabo-verdiana a plantar uma árvore, como parte do compromisso do evento com a sustentabilidade.

Homenagem à Teresinha Araújo

Uma das principais atrações do evento será a homenagem à cantora e ativista cultural Teresinha Araújo, uma das vozes mais representativas da música cabo-verdiana como uma das locutorasda Rádio Infantil durante o período de luta pela independência e cofundadora do Grupo Simentera. Esta homenagem especial visa reconhecer a sua significativa contribuição par a música e cultura de Cabo Verde.

Programação do Festival

O festival contará com a participação de cinco bandas, sendo três de Cabo Verde (Vamar Martins Band, Junta Raíz e o projeto Anamica) e duas internacionais, a banda portuguesa Revolution Within e a dupla austríaca VOP.

As atividades do festival começaram ontem, 20 de março, com o espetáculo acústico Grito Cordas, que teveluga no Centro Cultural Português, em parceria com o Instituto Camões. A programação também incluiu atuações de alunos da Escola Pentagrama, que apresentaram músicas com instrumentos de corda, como piano e guitarra.

Após o grande festival de música, no dia 30 de março, os artistas convidados terão oportunidade de participar numa visita guiada à Cidade Velha e numa Jam Session na zona de Quebra Canela.

Com entrada gratuita, o Grito Rock 2025 promete ser uma celebração da música, da cultura cabo-verdiana e da preservação ambiental, com um orçamento de dois mil contos. “As expectativas são altas e esperamos uma forte adesão do público. Trabalhamos para que tudo corra bem,” afirmou o mentor do projeto, César Freitas, à Inforpress.

 

 

Tags

Partilhar esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
Um número, um nome, uma frase
Encostada à coluna