Terça-feira, 02 Dezembro 2025

11ª Ilha

Lisboa acolhe lançamento da biografia de Humbertona

O Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, acolhe hoje, às 18h00, o lançamento do livro “Humbertona: Minha Vida, o Tempo e o Modo”, da autoria de Fátima Bettencourt. A obra, que traça a vibrante biografia de Humbertona, será apresentada por Alice Matos e Filinto Elísio, numa sessão que promete revelar as múltiplas facetas de uma vida dedicada ao país, à arte e aos sonhos da nação cabo-verdiana.

Humbertona protagonizou uma trajetória marcada pela diversidade e pelo compromisso. Da música em palcos nobres e de quinta categoria ao ativismo político, passando pela edição de livros e discos, a sua vida reflete décadas de dedicação à cultura e à causa da independência de Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Nos Países Baixos, onde desenvolveu intensa atividade, Humbertona angariou adeptos para a luta pela independência, dinamizou grupos desportivos e associações recreativas e sociais, e organizou uma república de estudantes de surpreendente longevidade. Participou ainda como protagonista em filmes e assinou os desenhos de capas de discos e livros.

“Ao longo de todo este percurso, o violão esteve sempre presente, por obrigação, por paixão ou simplesmente para matar as saudades da terra”, lê-se no comunicado do Centro Cultural de Cabo Verde.

O lançamento terá lugar no CCCV, situado na Rua de São Bento, 640, em Lisboa, e decorrerá entre as 18h00 e as 20h00. O evento é aberto ao público e conta com o apoio da Embaixada da República de Cabo Verde em Portugal. O livro resulta então de testemunhos vivos e presentes que guardam com carinho memórias de Humberto Bettencourt Santos, falecido em 2023, em São Vicente, aos 83 anos.

Tags

Partilhar esta notícia