Quarta-feira, 22 Outubro 2025

11ª Ilha

Iolanda Brito vence 4.ª edição da Gala TMC Internacional

A cantora boa-vistense Iolanda Brito sagrou-se vencedora da 4ª edição da Gala Musical TMC Internacional, realizada no passado domingo, 19 de outubro, no prestigiado Theater Zuidplein, em Roterdão, Holanda. A artista representou Cabo Verde após ter vencido a 7ª edição do Todo Mundo Canta (TMC) Nacional, realizada em abril no município do Tarrafal.

Durante a gala, talentos cantores da comunidade cabo-verdiana de todo o mundo competiram por um cobiçado pacote de prêmios e pelo título . Este ano, participaram cantores de 10 países: Sueli dos Santos (Alemanha), Viviane do Rosário (Bélgica), Iolanda Brito (Cabo Verde), Ronise Morais (Espanha), François Évora (França), Maria Benoliel Silva (Inglaterra), Elisabetta Gomes (Itália), Fabio Dias (Portugal), Laura Cabral (Suíça) e Bernadette Pires (Holanda), vencedora do TMC Holanda.

A vitória de Iolanda Brito foi avaliada por um júri profissional e pelo público, que concederam à artista o título e o pacote de prêmios desta edição especial, realizada por ocasião da celebração dos 50 anos da independência de Cabo Verde. A Câmara Municipal da Boa Vista manifestou “enorme orgulho e profundo reconhecimento” pela vitória da artista local. “Ao erguer bem alto a bandeira de Cabo Verde e, em especial, da nossa ilha, Iolanda Brito não só demonstrou o seu extraordinário talento musical, como também reafirmou a força, a criatividade e a autenticidade da nossa cultura”, declarou a autarquia.

A edilidade boa-vistense destacou que esta vitória reafirma o talento da juventude e da mulher cabo-verdiana, sendo motivo de profundo orgulho local. “Da nossa terra nascem vozes que elevam o nome de Cabo Verde no mundo”, sublinhou a Câmara, reafirmando o seu compromisso em continuar a apoiar e valorizar os talentos locais.

Para além do aspeto competitivo, a TMC Internacional 2025 teve um forte caráter solidário. Em resposta aos danos causados pela tempestade tropical Erin em agosto passado, todos os lucros da gala serão destinados a instituições de caridade nas ilhas de Santo Antão e São Nicolau, através da ação beneficente “Ajude Santo Antão & São Nicolau” para a reconstrução após as cheias.

A gala completa contou com um repertório cabo-verdiano conhecido e nativo, interpretado pelos participantes com acompanhamento de banda ao vivo, sob a direção musical de Jorge do Rosário. A noite incluiu ainda uma performance deslumbrante da artista convidada Dina Medina, sendo apresentada em cabo-verdiano e holandês.

Tags

Partilhar esta notícia