Sábado, 19 Abril 2025

11ª Ilha

Corrida CPLP em Lisboa: valor das inscrições reverterá a favor de famílias do Paúl

A cidade de Lisboa acolherá a 31 de maio a “Corrida da CPLP- Juntos Contra a Fome”. Os fundos arrecadados pela organização, através das inscrições serão doados ao projeto “Capacitação da Família Rural para a Segurança Alimentar e Nutricional”, a cargo da Liga dos Amigos do Paul, na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.

Por: Teresa Sofia Fortes

A competição, que se dividirá em duas provas – uma corrida de 10 km e uma caminha de 5 km -, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio), reconhecido pelas Nações Unidas. Enquadrados no evento, realizar-se-á ainda uma conferência sobre o tema e atividades infanto-juvenis e familiares, tudo a partir do Parque Urbano do Jamor, em Oeiras.

“Ao longo das ultimas edições, a corrida da CPLP “Juntos Contra a Fome” tem sido mais do que um evento desportivo, é um símbolo de união e cooperação entre todos os que lutam por esta causa”, diz nas suas redes socias o Secretário Executivo da CPLP, que quer com esta iniciativa “sensibilizar e mobilizar a sociedade para o combate à fome e à má nutrição nos países da CPLP, reforçando a solidariedade e o compromisso com a erradicação da subnutrição alimentar na comunidade.

CASA: Capacitação da Família Rural para Segurança Alimentar e Nutricional 

Gerida pela AmiPaul– Liga dos Amigos do Paul, Casa, que tem como grupo-alvo 800 crianças do EBI, 200 crianças de jardim-de-infância, 30 famílias de crianças beneficiadas e 30 agricultores do Paul, sendo os beneficiários, no geral, a população do concelho do Paul (cerca de 7.000 pessoas).

Colocando em prática o provérbio chinês (atribuído a Lao-Tsé, importante filósofo da China antiga), que diz “ensine um homem a pescar e ele se alimentará por toda a vida”, esta iniciativa da AmiPaul vem capacitando famílias rurais para terem produção autónoma que garanta segurança alimentar e nutricional do seu agregado.

Os beneficiados – agricultores, pescadores e famílias rurais – são ensinados e incentivados a explorar um sistema de produção familiar, baseado na economia solidária, através de micro negócios de agricultura familiar, pecuária e gestão de produção.

Tags

Partilhar esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *