Quarta-feira, 27 Agosto 2025

11ª Ilha

Cinema: “Hanami”, de Denise Fernandes, entre os filmes portugueses pré-selecionados para os Óscares 2026

O filme “Hanami”, a primeira longa-metragem da realizadora luso-cabo-verdiana Denise Fernandes, está entre as cinco obras pré-selecionadas pela Academia Portuguesa de Cinema para representar Portugal na categoria de “Melhor Filme Internacional” na 98.ª edição dos Óscares, marcada para 15 de março de 2026, no Dolby Theatre, em Hollywood.

 

Rodado integralmente em São Filipe e Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo, “Hanami” acompanha a história de Nana, uma menina que cresce numa ilha remota onde todos sonham em partir, mas que aprende o valor de permanecer. A narrativa, interpretada por um elenco maioritariamente composto por não-atores, explora o universo do crescimento, das perdas e da ligação profunda à terra natal.

A obra teve estreia mundial no Festival de Locarno, na secção Cineasti del Presente, onde conquistou o Prémio de Melhor Realizador Emergente, o Prémio Boccalino de Melhor Argumento e uma Menção Especial do Júri para Primeira Longa-Metragem. Desde então, tem circulado por vários festivais internacionais, arrecadando mais de dez distinções.

Além de “Hanami”, a lista de pré-selecionados inclui “Banzo” de Margarida Cardoso, “Os Papéis do Inglês” de Sérgio Graciano, “Sobreviventes” de José Barahona e “Sonhar com Leões” de Paolo Marinou-Blanco.

Segundo a Academia Portuguesa de Cinema, o processo de seleção passará agora por votação entre os membros ativos, de 22 de agosto a 10 de setembro. O filme escolhido será anunciado posteriormente e representará Portugal na corrida ao Óscar de Melhor Filme Internacional.

Tags

Partilhar esta notícia