O Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) promove amanhã, dia 24 de janeiro, a partir das 17h00, a exibição do documentário “Amílcar Cabral, Coração Pan-Africano e Revolucionário”, da autoria do realizador Carlos Pronzato. A iniciativa, que decorre na sede do CCCV, na Rua de São Bento, 640, em Lisboa, insere-se nas comemorações do Dia dos Heróis Nacionais, que Cabo Verde assinalou a 20 de janeiro. A entrada é livre, até ao limite da capacidade da sala.
O documentário traça o percurso de Amílcar Cabral (1924-1973), nascido em Bafatá, Guiné-Bissau, e assassinado em 1973 na Guiné-Conacri. Engenheiro agrónomo, organizador político, teórico marxista e diplomata, Cabral destacou-se como um dos principais líderes anticoloniais em África e foi, juntamente com o PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde), o principal responsável pela libertação e independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde.
A obra de Carlos Pronzato reúne depoimentos de investigadores e ativistas políticos da diáspora cabo-verdiana e guineense em Lisboa, entre os quais Ângela Benoliel Coutinho (Universidade de Lisboa), Julião Soares Sousa (Universidade de Coimbra), Aurora Almada e Santos (Universidade Nova de Lisboa), os historiadores Victor Barros e Miguel Cardina, e António Correia e Silva, antigo Ministro do Ensino Superior de Cabo Verde.
Participam ainda os ativistas Sumaila Jaló, Yussef (Movimento Africano de Trabalhadores e Estudantes) e Apolo de Carvalho (coordenador da Marxa Cabral em Lisboa), o poeta e ensaísta José Luís Hopffer Almada, e Daniel de Pina, primeiro Secretário do PAICV em Portugal (in memoriam). Destaque também para a participação especial de Amélia Sanches Araújo, locutora e responsável pela Rádio Libertação.
Programa da sessão
A sessão contará com apresentação de Apolo de Carvalho e intervenção do realizador Carlos Pronzato por videoconferência. Seguir-se-á um momento musical com a participação de Sofia Carvalho, Armando Tito, Bilocas Lima e Blimundo Lopes. No final, será servido um pequeno coquetel aos presentes.