A empreendedora e filantropa cabo-verdiana Nereida Lobo foi nomeada para o African Humanitarian Award, no âmbito dos African Heritage Awards 2026, que terá lugar no dia 11 de abril, em Accra, Gana. Natural da ilha Brava, Nereida Lobo é fundadora e presidente da Little Crowns Foundation e fundadora do Miss Cabo Verde International, dois projetos que a têm destacado no panorama da filantropia e do empoderamento feminino em África.
Em mensagem partilhada nas redes sociais, Nereida Lobo expressou a sua gratidão pela nomeação. “Da ilha da Brava, Cabo Verde, para o mundo. Com muita gratidão no coração, partilho convosco que fui nomeada para o African Humanitarian Award”, escreveu.
A empreendedora sublinhou que esta nomeação “representa um caminho feito com propósito, fé e muito trabalho, inspirado pelas minhas origens, pela minha história e pelo desejo profundo de fazer a diferença na vida de crianças e comunidades em África, através da educação”.
A Little Crowns Foundation tem como missão fornecer materiais educativos a crianças desfavorecidas em toda a África. O projeto já fez doações e recuperou escolas devolutas na Etiópia, Gana e Cabo Verde, tendo beneficiado cerca de 2 mil crianças até ao momento.
O trabalho desenvolvido pela fundação tem sido reconhecido internacionalmente pelo impacto na vida de comunidades carenciadas, com foco na educação como ferramenta de transformação social.
Além da Little Crowns, Nereida Lobo é também fundadora do Miss Cabo Verde International, um projeto que visa consolidar-se cada vez mais como uma marca do país, promovendo o empoderamento feminino e a representação cabo-verdiana a nível internacional. A primeira edição do concurso, aconteceu no ano 2022.
Antiga Miss África USA, Nereida Lobo tornou-se na primeira cabo-verdiana coroada com este título, um feito que lhe mudou a vida e permitiu iniciar o projeto social que tinha em mente, mas para o qual lhe faltava apoio financeiro.
Envergar o título de Miss África USA levou-a a muitos países, permitiu-lhe conhecer as pessoas certas e fazer do seu projeto beneficente um programa reconhecido em África ao nível do apoio à infância.
Nereida Lobo agradeceu o apoio recebido ao longo da sua trajetória. “Nada disto seria possível sem o apoio da minha família, dos amigos, de todos os que acreditam em mim e caminham ao meu lado, e de cada pessoa que acredita que investir nas crianças é investir no futuro de uma nação”, afirmou.
“Com humildade e gratidão, sigo firme na missão. Este momento também é vosso”, concluiu a filantropa, que representará Cabo Verde na cerimónia dos African Heritage Awards 2026, a realizar-se em abril, em Accra.